sexta-feira, 28 de março de 2014

Prego à "Cantinho" da Cisca

Bom dia!

O chef Avillez mostrou, num dos seus programas (que vejo sempre que posso, porque acho que ele sabe muita coisa e dá imensas dicas interessantes)como faz o "prego" no "Cantinho do Avilez".
Eu resolvi fazer para um almoço de Sábado e fica muito bom!
A verdade é que dá trabalho e demora tempo, mas vale a pena. Gostámos mesmo muito!

Ingredientes:
2 bolas caseiras
2 bifes de novilho (aparados e sem gordura)
Aparas da carne
1 cenoura
1 alho-francês
1 cebola
2,5dl de água
1 ramo de tomilho
2 c. sopa de manteiga
Azeite
Alho
Sal e pimenta
 Batatas
Mostarda

Preparação:
Caldo de carne: num tacho deite 1 colher de azeite e o alho esmagado e deixe aquecer (sem queimar o alho). Junte as aparas da carne e deixe alourar de todos os lados. Junte então o alho francês em rodelas e a cebola em gomos e deixe caramelizar. Envolva bem, junte a manteiga e o tomilho e deixe caramelizar um pouco mais. Junte a água, mexa bem o fundo do tacho para soltar o sabor e deixe ferver 20min em lume brando.
Aqueça um tacho, coe o caldo e deixe reduzir, passe para o tacho quente e deixe reduzir, sem a tampa.
Rectifique os temperos, junte a outra colher de manteiga, mais um pouco de tomilho e deixe ferver. Junte os sucos que a carne largou ao repousar e envolva bem.

Aqueça uma chapa de grelhar com uma colher de azeite. Tempere a carne com um pouco de sal e leve a grelhar até estar no ponto. Retire e deixe repousar.

Descasque e frite as batatas em palitos.

Abra os pães e leve a tostar ao forno cerca de 5min. Retire do forno e deite um pouco de molho numa das partes do pão, por cima ponha o bife, regue com mais um pouco de molho e ponha a outra metade de pão por cima.

Sirva de imediato com as batatas fritas e uma colher de mostarda.

Espero que gostem!



3 comentários:

  1. Adorei esse prego deve ficar mesmo uma delicia
    Daria um excelente almoço
    Bom fim de semana
    bjs

    ResponderEliminar
  2. O prego faz-me lembrar a minha infância quando saia com meu pai ao café :) adorei a sugestão

    ResponderEliminar
  3. Eu que não sou grande adepta de bifes, gosto imenso de pregos!! Eu sei que não faz muito sentido, mas é verdade :)
    Este deve ser para lá de delicioso!!

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!