terça-feira, 29 de abril de 2014

Bola de Queijo e Fiambre

 Esta receita de bola foi servida como entrada no Domingo de Páscoa. É boa para levar para um piquenique ou para a praia.
Serve também para participar no desafio "Há Vida para Além da Massa de Atum" organizado pelos deliciosos blogues A Cozinha da Ovelha Negra e Coisas e Coisinhas
Este desafio consiste na partilha de dicas e sugestões e na publicação de receitas deliciosas, saudáveis e rápidas, que não comprometam o orçamento familiar.
Apesar do tempo que demora a levedar, é muito rápida a fazer e perfeita para uma festa! E enquanto está a levedar nós podemos estar a descansar e a aproveitar o sol! 
Eu deixo aqui a minha sugestão, que espero, seja do vosso agrado! 

Ingredientes:
500gr de farinha
1 saqueta de fermento
2dl água morna
2dl de azeite
2 ovos
Sal
Manteiga

150gr fiambre
150gr queijo

Preparação:
Dissolva o fermento na água morna. Numa tigela junte a farinha e o sal e envolva bem. Deite o fermento e mexa. Junte os ovos e o azeite e amasse até formar uma bola que se separa das paredes da taça. Tape com um pano e deixe levedar cerca de 2h. 
Ao fim deste tempo retire, divida a massa em duas partes e estenda uma delas. Pincele um tabuleiro com azeite e por cima ponha a massa. Coloque por cima o fiambre e o queijo, estenda a outra parte da massa e tape o recheio. Una bem as pontas, pincele com a manteiga derretida e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC cerca de 30min.
Retire, deixe arrefecer e corte em quadrados.
Sirva frio!

Espero que gostem!

8 comentários:

  1. Adoro uma boa bola! Que maravilha Ana :) São bastante económicas, alimentam uma multidão e dão sempre para variar os recheios, aproveitando sobras que tenhamos por casa :)
    Fantástica participação, muito muito obrigada :D
    E tens toda a razão...apesar do tempo que demora a levedar é muito simples...e, durante esse processo, podemos sempre ter tempo para fazer muitas outras coisas ;)
    Beijinhos *

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Fiquei mesmo muito contente por ter sido aceite no desafio, porque acho que esta é uma receita ótima para festas!
      E tens toda a razão: alimentam uma multidão!

      Obrigada por me teres lembrado de publicar também no blohue da Ovelha Negra! :)

      Bjs

      Eliminar
  2. Peço-te só que não te esqueças de colocar também este link no blog da Ovelha Negra, na publicação dela correspondente ao desafio que, este mês, é ela a anfitriã ;) ***

    ResponderEliminar
  3. Uma óptima receita, sem dúvida. Como é uma festa, pode demorar mais tempo a fazer - e faz-se de véspera, leveda durante a noite, e faz-se no dia seguinte. Obrigada pela tua participação, e por tão bem explicares no que consiste o nosso projecto - meu e do Coisas e coisinhas. Um beijinho :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      Ainda bem que gostaram! Eu gosto muito do vosso desafio e espero poder continuar a participar!

      Bjs

      Eliminar
  4. Olá Ana:)

    Gostei da tua bôla. Na semana passada também fiz uma de fumados para levar à Serra da Estrela, gosto muito. Levo uma fatia para o meu lanche:)

    Boa semana!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá!

      E vais partilhar a receita da tua bola? Eu gosto tanto de saber coisas novas!
      Leva as fatias que quiseres! É de boa vontade!

      Bjs

      Eliminar
  5. Olá,
    Vim retribuir a visita e conhecer o teu blog. Encontrei logo aqui uma receita que me agrada muito e já dei andei a bisbilhotar mais algumas receitas que também gostei :) Vou seguir-te.
    Parabéns e continuação de boas inspirações ;)
    Bjs

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!