terça-feira, 17 de junho de 2014

Frango "Marroquino" com Cuz-cuz


 
Olá a todos!
Depois de uma ausência devido a motivos de trabalho, estou de volta! Quero primeiro que tudo dizer que tenho saudades de andar por aqui e de visitar outras cozinhas! E quero também pedir publicamente desculpas à Maria do Limited Edition, porque estraguei o seu desafio da receita saudavél!
Com esta receita tão saborosa e cheia de coisas boas venho participar no "Desafio Receita Saudável # 8", com muito orgulho e um pouco desiludida pelo bloguer não ter publicado a receita no passado Sábado, como estava agendado!


Esta receita é uma homenagem a todos os que me ensinaram a cozinhar, a todos os que me inspiram e a todos os que me apoiam!
É uma homenagem ás minhas avós, que, cada uma à sua maneira, me trouxeram diferentes sabores e diferentes formas de cozinhar. Mas que também me ensinaram que a comida nem sempre esteve tão disponível em cima da mesa e que alturas houve em que era preciso improvisar.
O que elas me ensinaram ficou sempre na minha memória e o sabor dos seus pratos está sempre no meu coração! 
Lembro-me de quando vínhamos de apanhar batatas termos carne assada no forno de lenha com batatinha nova frita, lembro-me do frango recheado pelo Natal e dos coscorões com um molho a que chamávamos "o fundo do mar". Lembro-me dos espargos com ovos, do ensopado e do coelho á caçador, com fatias de pão frito!
É também uma forma de homenagem à minha mãe. Foi com ela que aprendi praticamente tudo o que faço na cozinha. A minha mãe é uma cozinheira de "mão cheia", experimenta pratos novos e ensinou-nos tudo. Nós nem sempre queríamos ou tínhamos vontade de aprender, mas a verdade é que agora são coisas que dão muito jeito.
É uma homenagem à minha chefe de escuteiros, que nunca se enrascava e que me ensinou que na cozinha podemos fazer "arroz de cenas", porque aquilo que há diaponível é arroz e umas cenas...
À minha irmã, que se aventurava comigo na cozinha, que fazia os doces e eu os salgados! Assim que tínhamos um tempo sozinhas em casa fazíamos coisas novas, provávamos e convidávamos amigos!
É uma homenagem ao Meu Amor, que é a minha cobaia, que prova tudo o que faço e que nunca se importa com mais uma das minhas ideias estranhas na cozinha!
Esta receita sou eu!

Ingredientes:
2 pernas de frango
1/2 limão
1 c. sopa de azeite
2 cebolas
1/2 pimento verde
1/2 pimento vermelho
250gr de cogumelos 
1 cenoura
1 molho de coentros
Sal e pimenta
1 malagueta
1 c. chá de açafrão
1 c. chá de caril
1/2 c. chá de canela
1 c. chá de cominhos
1 c. chá de sementes de coentros
1 c. chá de garam massala
1 cháv. de cuz-cuz
1 cháv. de água
Sal e pimenta

Preparação:
Limpe muito bem o grango e tempere com sal, pimenta e sumo de limão. Reserve. Descasque as cebolas e as cenouras. Corte as cebolas em gomos e as cenouras em rodelas finas. 
Lave e retire as pevides aos pimentos e corte em tiras finas.
Corte ao meio a malagueta, retire as pevides e corte em pedaços pequenos. Lave e escorra os cogumelos.
Num tacho de fundo grosso aqueça o azeite e junte as especiarias. Adicione o frango e deixe dourar. Junte todos os legumes e a malagueta, envolva bem, regue com um pouco de água e deixe estufar, em lume brando aé estar macio e o molho grosso.
Entretanto deite os cuz-cuz numa taça, tempere com sal e pimentae regue com a água a ferver. Mexa com um garfo, tape e deixe repousar por 5min. Destape e mexa delicadamente para soltar os grãos.
Retire do lume e polvilhe com coentros picados.
Sirva quente com os cuz-cuz.

Espero que gostem! 




1 comentário:

  1. Ja vi que conseguiste publicar! O blogger tem destes problemas com os agenciamentos, tb ja me aconteceu. Podes so adicionar a referência ao desafio no meu blogue, como combinámos? Bjs e obrigada

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!