quarta-feira, 4 de março de 2015

Torricado de Ovo Escalfado com Molho de Maionese e Mostarda



Os ovos são os meus maiores aliados na cozinha! Se tivesse que escolher um ingrediente que não pode nunca faltar na cozinha talvez a escolha recaísse sobre os ovos (ainda bem que não tenho que escolher, senão onde ficariam os alhos, as cebolas, o azeite, o sal e as especiarias? Eu nunca fui boaa fazer escolhas de coisas essenciais...). 

Dito isto, aqui fica uma sugestão de algo que se pode fazer rapidamente e é muito bom! Agora que fiz a minha primeira experiência de ovos escalfados, vou fazer outras possíveis  combinações! São uma entrada, um brunch ou o complemento de uma sopa, para um jantar mais rápido. 

Ingredientes: 
2 fatias de pão caseiro (de preferência do dia anterior) 
2 ovos
2 c. sopa de azeite
1 dente de alho
2 c. sopa de molho de maionese e mostarda (tinha maionese caseira e juntei um colher de sobremesa de mostarda antiga) 
1 c. sobremesa de vinagre
Sal e pimenta

Preparação:
Corte o pão em fatias não muito finas, pincele com o azeite e espalhe por cima o alho ralado (ou picado, mas eu ralo na parte mais fina do ralador e fica bom).
Leve ao forno a 180ºC cerca de 5 min (até ficar dourado).
Entretanto leve ao lume um tacho com água e deixe ferver. Junte o vinagre e antes de abrir o ovo lá para dentro, mexa a água com uma colher para fazer uma espécie de remoinho. Deite o ovo no centro e deixe cozinhar cerca de 3/4 min até ficar com a consistência que gostar. 
Com cuidado, coloque o ovo em cima do pão tostado, tempere com sal fino e pimenta preta, regue com o molho e sirva com umas folhas de rúcula.

Espero que gostem! 

1 comentário:

  1. adoro ovos escalfados adoro esse pratinho já comia.


    www.ocantinhodosgulosos.blogspot.pt

    ResponderEliminar

Obrigada pela sua visita! Espero que volte!